O que é “Psicologia Humanista”?
Humanismo é um termo que ganhou significado e potência após a segunda guerra mundial, pela urgente necessidade de pensarmos coletivamente em formas de evitarmos situações em que a barbárie se torna prática comum, apoiada em ideais excludentes. O filósofo Martin Heidegger em uma carta escrita para seu colega Jean Beaufret, abordou a questão do [...]
Bicicleta
Existe algo sutil no ato de ensinar uma criança a andar de bicicleta. Convenhamos que bicicleta é uma invenção bem peculiar. Se colocar em movimento com duas rodas alinhadas é estranho para quem está acostumado a andar ereto com dois pés no chão. Quem já anda acha normal. Mas qualquer criança que sobe pela [...]
Utopia
“Que tal se delirarmos por um tempinhoQue tal fixarmos nossos olhos mais além da infâmiaPara imaginar outro mundo possível? O ar estará mais limpo de todo o veneno queNão provenha dos medos humanos e das humanas paixões.” Eduardo Galeano Quando penso em minhas utopias não encontro uma realização plena, possível, concreta, algo que [...]
‘Round 6’ não é para crianças
Round 6 (Squid Game) não foi feito para o público infantil ou para adolescentes mais jovens. Mas por qual razão tantas crianças e adolescentes estão vendo esta série? Será pelas gincanas que remetem às brincadeiras de criança? Não importa se o roteiro tem esse apelo. É claro que a intenção da série é transmitir [...]
Cuidar de si
Este espaço é uma maneira simples e direta de me comunicar com vocês, interessados em assuntos de psicologia e educação ou que fazem parte da rede de cuidados que esta clínica proporciona. Não tenho atualizado com a frequência que gostaria devido a demanda de atendimentos e do meu mestrado. Então farei experiências com textos [...]
Nárnia e as crianças invisíveis
As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis inicia sua aventura fantástica em um mundo bem real. Talvez poucos se lembrem disso, pois a imagem do guarda-roupa como um portal para um mundo de fantasia acaba prevalecendo em nosso imaginário. Afinal, “ir para Nárnia” é uma necessidade de todos nós quando a realidade se [...]
Crianças podem gostar de ler
Compartilho com vocês algumas experiências pessoais e que se relacionam profundamente com meu trabalho como terapeuta de crianças e adolescentes. Espero que, com isso, possa também oferecer algumas ideias para o caminho de vocês. Uma das práticas que procuro trazer para a terapia é o incentivo à leitura. Tenho em mente deixar um legado [...]
Tik Tok não é brincadeira de criança
Vou tentar, assim, em 1 minutinho de leitura, explicar algumas razões que fazem o Tik Tok ser uma péssima experiência para crianças. 1 minuto é o tempo máximo que o Tik Tok permite para a exibição dos vídeos da comunidade. 1 minuto de informação, seja ela qual for. Pode ser uma dancinha, pode ser [...]
Educação e o flagelo da imaginação
No que permeia a educação de crianças e jovens, tomamos por hábito falar de educação no viés de sua utilidade. As psicologias da criança trataram de fatiar a infância em fases distintas, onde cada uma possuí peculiaridades de desenvolvimento, bem como suas possibilidades de aprendizado. Para você, criança de seis anos, ofereço o dom [...]
Mensagem de Ano Novo
Todos os anos dedico neste espaço uma mensagem de fim de ano. Penso em todos os encontros, conecto com os aprendizados e procuro deixar uma sementinha de reflexão. Este ano a folha permaneceu muito tempo em branco. Pensei em muitos caminhos para transmitir algo, nenhum deles tão claro quanto gostaria. Palavras demais agora não [...]
Rua Luiz Spiandorelli Neto, 60 – Valinhos / SP (Próximo ao Shopping Valinhos)
Condomínio Vértice – Ed. Paineira – Sala 406
(19) 99925 3542 | rafael.ladenthin@gmail.com