“A essência de um RPG é que ele é uma experiência coletiva e cooperativa.”

Gary Gygax, criador do RPG “Dungeons & Dragons”

Uma das nossas propostas de interação em grupo com crianças e adolescentes são os grupos de RPG (Role Playing Game).

RPG é um jogo de interpretação de papeis. Nele, um dos integrantes do grupo faz o papel do “mestre”. É o contador de histórias, aquele que conduzirá uma linha narrativa. Define a ambientação, a época, os acontecimentos gerais. Os outros integrantes são os “jogadores”, aqueles que interpretam um personagem dentro da narrativa que o mestre escolher. No RPG, o “conto” é uma história viva. O mestre descreve a cena e os jogadores tomam iniciativas, conduzindo os acontecimentos, narrados pelo mestre. O RPG possuí um sistema de regras complexo, onde cada ação escolhida pelos personagens é direcionada através de sucessos e fracassos de acordo com a rolagem de dados e com as informações, como habilidades, personalidade, etc., contidas na “ficha de personagem” de cada jogador.

– Vocês adentram a caverna, o ambiente é frio e escuro. Um frio na espinha do Paladino anuncia que este ambiente está corrompido. Sem enxergar um palmo de distância, o que vocês pretendem fazer?

– Vou usar a magia Luz, iluminando meu cajado – anuncia o jogador que interpreta um Mago.

– Tudo bem, role o dado de vinte lados – pede o Mestre.

O mago é bem sucedido, e ao iluminar a sala, o mestre descreve o que os jogadores estão enxergando:

– O perigo está logo ao lado de uma coluna de pedra. Um enorme Orque encara vocês, com um machado de batalha em cada mão. E agora, o que vocês irão fazer?

Quando jogamos RPG, precisamos nos expressar. Falar, gesticular, tomar decisões e, principalmente, criar. O jogo se torna mais divertido e profundo quando de fato, nos soltamos e vivenciamos nosso personagem e a história que está sendo criada. O RPG é um jogo de convivência. Resgata a presença simples de estarmos entre amigos fazendo algo em comum.

O RPG é um jogo que convida a criança a se apresentar. Este é o desafio e o maior aprendizado. Quem é você? Como você vai se envolver? Como irá criar, interpretar, imaginar, fantasiar? Não temos cenários gerados por um computador. É a imaginação que irá pintar os vales, as cidades, as montanhas, as cavernas, castelos, dragões, as magias… O que você cria é um capítulo desta história. Tem valor. E você não está sozinho, está acompanhado, fazendo junto, criando junto. 

Resgatar a imaginação, a fantasia. Resgatar o encontro com simplicidade. Estimular a criatividade, a expressividade. Para alguns, é uma oportunidade de trabalhar a timidez. Para outros, aprender a conviver. Desenvolver a fala, a argumentação. Empatia, sensibilidade. Saber lidar, com equilíbrio, tanto com o sucesso quanto com a frustração. Juntos, vamos nos ajudando. Aprendendo. Enquanto vencemos em batalha orques, trolls, esqueletos, dragões, vencemos também nossas limitações e alienações. E com alegria, cultivando amizade, bons papos. RPG é isto. É um jogo de fantasia, mas é também, essencialmente, terapêutico.

Fale com a gente

+55 19   99925 3542

Rua Luiz Spiandorelli Neto, 60 – Valinhos / SP  (Próximo ao Shopping Valinhos)

Condomínio Vértice – Ed. Paineira – Sala 406

(19) 99925 3542 | rafael.ladenthin@gmail.com