“Quase todas as crianças eram horríveis atualmente. O pior de tudo era que, por meio de organizações como a dos Espiões, elas eram transformadas em selvagens incontroláveis de maneira sistemática.” George Orwell, 1984

Como psicólogo atendo crianças e adolescentes de famílias que estão atentas. Procuram ajuda. Cuidam. Educam. Querem saber, querem se informar. Escutam. Pensam.

Isso, claro, faz toda a diferença. O privilégio que tenho de acompanhar o desenvolvimento dessas crianças é a evidência diária que, quando nos cuidamos, realizamos o que somos.

O que me preocupa é quando vejo uma boa parcela de uma geração que não está recebendo estes cuidados. Passam o dia, quando não estão na escola, na internet.

Pais desatentos, narcisistas, que se recusam a enxergar o problema. Não aceitam auxílio e ainda jogam a culpa na criança.

Pois bem. O que Orwell indica em 1984 é justamente este fenômeno: crianças tornadas selvagens por um sistema selvagem. É assim quando você deixa seu filho ser “educado” pela internet. Ou “somente” pela escola.

Educar não é fácil, sempre encontraremos desafios pela frente. Não é uma linha reta e previsível. Você vai errar. Seu filho vai errar. Mas trilhem esse caminho juntos. Façam juntos as curvas. Enfrentem juntos as encruzilhadas.

Acertando ou errando, uma história caminhada junta é uma história humana. Só nos tornamos selvagens quando estamos sozinhos, sem afeto, sem amor, sem um colo ou um abraço que nos acolhe. Que nos ajuda a crescer.